Como Mudar Seus Hábitos Em 21 Dias

É possível que você nunca tenha parado para pensar, mas cerca de 95% das atividades que você realiza no seu dia são decisões tomadas sem o aval da mente consciente.

O que quero dizer com isso é que a maioria das coisas que você faz são ações rodadas no piloto automático, por meio de hábitos que você adquiriu ao longo da sua vida.

O título é impactante não é? Por que 21? 21 dias para mudar e transformar. 21 dias para ser uma pessoa mais feliz e de bem com a vida. 21 dias para começar a fazer yoga. 21 dias para meditar. 21 dias para mudar os hábitos alimentares…21 dias para abandonar e quebrar um hábito, como parar de comer carne, parar de fumar, parar de criticar, adotar condutas altruístas… etc.
 
Tudo o que você precisa são 21 dias de determinação e disciplina fazendo ou deixando de fazer determinada coisa.

Pare e pense: qual lado da cama você sempre se levanta; por qual lado da sua boca você sempre começa a escovar os dentes; qual o caminho que você faz para chegar ao seu trabalho; qual a primeira coisa que faz ao chegar na empresa?

Se os seus hábitos correspondem a 95% das suas decisões posso afirmar que eles determinam o quanto de sucesso que você terá em todas as áreas da sua vida. Por isso, mudar um hábito negativo pode ser a chave para uma vida repleta de realizações e sucesso. Os hábitos são, essencialmente, padrões de comportamentos e acabam se tornando uma parte do que somos.

5 Passos para você mudar um hábito em 21 dias

Este artigo tem 5 passos simples, porém eficientes, para você começar uma mudança significativa na sua vida.

Embora exista muita controvérsia sobre o tempo necessário para criar um novo hábito uma ‘teoria’ aceita popularmente diz que para começar a ter resultados com um novo comportamento é preciso 21 dias de foco e determinação na nova atividade.

A ‘Teoria’ dos 21 dias ganhou fama nos anos 60 e foi criada pelo médico Maxwell Maltz. Ele percebeu que os seus pacientes só notavam as mudanças e benefícios proporcionados pelas cirurgias depois de 21 dias da operação.

Isso significa que você pode realizar uma nova atividade por 21 dias seguidos para modificar (ou na melhor das hipóteses quebrar a resistência) um comportamento, melhorar uma habilidade ou para formar um novo hábito.

Como criar ou mudar um hábito na prática

Vamos para a parte da ação para que você consiga melhorar os resultados que vem produzindo na sua vida. Adote estes 5 passos pelos próximos 21 dias e avalie o seu desempenho durante o processo. Depois me diz como foi!

1 - Coloque no papel aquilo que você deseja alcançar

Seja específico para ter clareza sobre o hábito que quer criar ou modificar.

Escreva também porque adquirir este novo comportamento é importante para você e quais os benefícios que isso lhe trará.

A neurociência revelou recentemente que o nosso cérebro funciona de forma mais dirigida quando tem claro o motivo pelo qual está fazendo algo.

Se o seu desejo é criar o hábito de escrever, por exemplo, coloque no papel quantas páginas você quer redigir por dia; quantas horas você vai se dedicar para esta atividade; e outras informações que ajudem você a visualizar o ‘produto’ pronto.

2 - Avise as pessoas mais próximas sobre a sua ‘jornada dos 21 dias’

Quando compartilha seus planos com outras pessoas você se sente mais determinado a conquistar aquilo que deseja e, de certa forma, coloca um pequeno peso de pressão para aumentar o seu comprometimento com a mudança.

Use um calendário para registrar o seu progresso e deixe-o num lugar bem visível para que você possa sempre olhar para ele antes de iniciar aquela atividade. Isso ajudará você a ter mais motivação e se inspirar a cada dia de luta vencido.

3 - Crie uma recompensa para você caso consiga chegar até o final

Esta é uma estratégia muito válida para aumentar a sua motivação. Sabe aquele livro que você quer muito ler ou aquela viagem que deseja fazer…

Mas é importante que esta recompensa seja compatível com o nível de esforço que você precisa ter para adquirir este novo hábito.

Uma recompensa gigantesca para um hábito extremamente simples não te motivará. Seu cérebro entenderá a mensagem como sendo uma enganação ou uma espécie de ‘desculpa’ para que você ganhe algo.

4 - Mantenha o foco no objetivo

A princípio 21 dias pode não parecer ser muita coisa, mas criar um novo hábito ou modificar um existente nunca é fácil. Nosso corpo está ‘acostumado’ a agir de uma maneira que requer menos esforço.

É possível que após os primeiros dias você comece demonstrar uma resistência a esta nova atividade. Neste momento, lembre-se dos benefícios que você conquistará após adquirir este novo hábito.

Uma dica muito útil é ter sempre com você uma lista de ao menos 5 benefícios que você vai conquistar ao atingir seu objetivo.

5 - Mude um hábito por vez

Lembre-se, quem tenta abraçar o mundo acaba não abraçando ninguém. Foque naquilo que é prioritário. Você pode criar uma escala de 1 a 10, por exemplo, para classificar a prioridade das mudanças que você deseja implementar em sua vida.

É importante também que você não deixe de realizar estas atividades após os 21 dias iniciais.

Muitas pessoas começam esta jornada com pensamentos do tipo “são apenas 21 dias” enquanto que a mentalidade correta é “estes são os primeiros 21 dias”.

Na visão da Ciência

Quando algum comportamento se repete o cérebro cria vias sinápticas mais rápidas, de maneira que uma ação aciona a ação seguinte, de forma quase automática.

Ninguém está inteiramente certo de onde a regra dos 21 dias se originou. Um dos pioneiros na Teoria dos 21 Dias foi o cirurgião plástico e psicólogo Maxwell Maltz, em 1960. Ele relatou que seus pacientes notavam as mudanças nas cirurgias apenas após 21 dias da operação, e registrou no livro Psico-cibernética que 21 dias é o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança.

Em 1983 o artigo Three Weeks to a Better Me, na Reader’s Digest, relatou os esforços de uma mulher em não criticar durante 3 semanas. John Hargrave também descreve a importância dos 21 dias em seu livro Mind Hacking: How to Change Your Mind for Good in 21 Days. No livro best seller O Poder do Hábito, Charles Duhhig considera que são necessários 21 dias de repetição de uma ação para que ela se torne um hábito. Claro que existe a individualidade de cada um que pode levar a uma variação, como mostrado no estudo de Phillipa Lally, pesquisador de psicologia da saúde na University College London, publicado no European Journal of Social Psychology, no qual foi evidenciado que a partir de 18 dias consegue-se mudar um hábito, mas pode variar dependendo da pessoa, do comportamento e circunstâncias, sendo que o tempo médio foi de 60 dias para um comportamento tornar-se automático.

O cérebro tem duas formas de tratar as informações e ações vividas: uma de maneira consciente e a outra inconsciente. Mas talvez você pergunte: é possível fazer algo de forma inconsciente, sem nos darmos conta?

Sim, é o que costumamos chamar de “modo automático”, são as ações que você executa sem a necessidade de prestar atenção em cada movimento. E muitas das coisas que executamos com frequência ao longo do nosso dia, de forma repetitiva, estão no modo automático, seja na nossa rotina doméstica ou mesmo no trabalho. Dirigir, por exemplo, é um hábito tão mecanizado que muitas vezes você sai de um lugar e chega ao outro e nem se lembra do percurso que fez, seja de carro ou mesmo a pé. Seu cérebro está tão treinado com aquele caminho que você o faz com a mente focada em mil e uma ideias, menos no ato de dirigir, caminhar ou no percurso.

Toda ação, primeiro, é consciente

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Acontece que quando você repete essa ação muitas vezes o cérebro cria um caminho neural que envolve os atos de pensar, sentir e agir. Depois que o cérebro se considera treinado o suficiente para determinada coisa, sai do modo consciente e vai para o inconsciente. E, nesse processo, pelo menos 95% das nossas ações são comandadas pela mente subconsciente, um super computador carregado com uma base de dados de comportamentos programados.

A transferência ocorre quando uma ação já programada migra da zona CONSCIENTE do cérebro, ou seja, da zona pensante, para a zona de execução automática do cérebro, ou seja, INCONSCIENTE.

É isto que nos permite ser multifuncionais. Vamos citar novamente o exemplo de dirigir, algo fácil e totalmente mecânico. Observe quantos movimentos são realizados sem que você precise prestar atenção. O pé direito no acelerador ou no freio e o pé esquerdo na embreagem, os 3 pedais em movimentos sincronizados para o carro não morrer. Você pensa na meia embreagem quando dirige? Certamente não. Enquanto isso os olhos monitoram 3 retrovisores e as mãos controlam o volante, câmbio e setas para sinalizar as conversões, etc…

E você faz tudo isso enquanto conversa com alguém no carro ou ao telefone, canta, toma decisões importantes, ouve o rádio, enfim, sua atenção está sempre voltada para alguma outra coisa, pois dirigir não requer sua atenção uma vez que se tornou algo automático.

Até aí, estaria tudo ok não fosse a comprovação pela neurociência de que estamos no piloto automático, sob o comando da mente inconsciente, 95% do tempo.

Ou seja, você não está consciente na maior parte do tempo. Apesar disso, é bom saber que você pode programar e desprogramar o seu cérebro no que se refere a qualquer ação cognitiva que envolva o pensamento, a linguagem, a percepção, a memória, o raciocínio e o intelecto. É através da repetição que você adquire uma nova forma de pensar, sentir, agir e se comportar, esteja você ciente ou não.

Uma forma simples de adquirir um novo hábito é estabelecer um programa de 21 dias. Determine o que você quer ou precisa que se torne uma rotina. Estabeleça um horário que você possa se dedicar a isso. E passe a repetir por 21 dias consecutivos. Muito provavelmente você encontrará resistência no início, mas do 22º dia em diante a ação será executada com naturalidade e você sentirá falta se não realizá-la, pois seu cérebro já estará habituado com a prática. Sem esforço nem desconforto.

Eduque seu cérebro, faça essa ginástica mental para ter sua mente trabalhando a seu favor e tenha autodisciplina. Para isso, a rotina de repetição deve ser empregada por 21 dias consecutivos. Consecutivos mesmo, sem falhar nem 1 dia, ok? E é aí que entra a sua disciplina. Esse método de 21 dias pode ser aplicado para qualquer coisa, seja para adquirir uma rotina de estudo, organização no trabalho, forma de pensar positivamente, fazer uma atividade física, ou, o que eu super recomendo: MEDITAR!!!

Talvez você pense. Nossa, desse jeito é possível criar um novo hábito por mês e, ao final de 1 ano, terei 12 novos hábitos. Desculpe mas terei que jogar um balde de água fria no seu entusiasmo.

CUIDADO, porque se você não fizer de forma consciente pode se transformar num robô, um amontoado de ações inconscientes. Será que você já não está nesse estágio? Ser multifuncional parece ser bom não é? Considerando o quanto pessoas que conseguem fazer várias coisas ao mesmo tempo são elogiadas. No entanto, acabam ficando ligadas no “piloto automático”. E, quando chegam ao final do dia, são incapazes de se lembrar detalhes do que fizeram e como realizaram as suas tarefas.

Saiba que quanto mais automático você for, maior também será sua dificuldade de concentração. Isso acontece porque os pensamentos e comportamentos automáticos tiram nossa atenção do momento presente. Eles são estruturados em experiências do passado. Pessoas automatizadas tendem a ser menos criativas, pois costumam seguir padrões repetidos e, por isso, são inflexíveis, têm dificuldade de se adaptar a novas situações, de encontrar novos caminhos e enxergar possibilidades inovadoras. Então, tenha sabedoria para usar a ferramenta dos 21 dias a seu favor e não ficar condicionado a hábitos que possam te robotizar e tirar de você algo precioso, que é a sua consciência.

A ideia aqui, mais do que te dar dicas sobre como adquirir novos hábitos, é te conscientizar sobre você mesmo, pra que você saiba que seus hábitos guiam o teu destino. Se os teus pensamentos, atitudes e comportamentos não te favorecem, então está na hora de mudar e você pode fazer isso através de uma disciplina diária e mudança na sua rotina no que se refere ao pensar e agir.

No entanto, observe se mais importante do que adquirir novos hábitos não é melhor fazer uma reprogramação para desestruturar hábitos antigos e sabotadores. Desconstruir padrões mentais, esvaziar e zerar conceitos velhos é um caminho para se abrir ao novo e para adquirir novos conhecimentos. Usar a metodologia dos 21 Dias para adquirir o hábito da meditação e do relaxamento pode ser um forma edificante de usar o inconsciente para atingir a consciência.

Mudar ou abandonar hábitos antigos não é tão simples. Há um consenso de que esta prática é mais difícil. Uma vez que as sinapses foram ativadas por uma repetição de comportamento, mesmo que se consiga quebrar por forte determinação e disciplina, essas sinapses podem ser reativadas sob o menor estímulo. Isso fica muito evidenciado no caso de vícios.

De qualquer forma, para aumentar suas chances de sucesso, tente mudar um hábito de cada vez. Estabeleça planos e repita o comportamento de forma que ele se torne instintivo e seja parte de você.

Seu destino está traçado na sua mente. A pergunta é: Você programou a sua mente a favor ou contra você? Até que você se conscientize da necessidade de criar um movimento interno para mudar os seus hábitos, seja no pensar, falar ou agir, seus padrões inconscientes determinarão o seu destino. Sabe o que tem de ruim nisso? Você nem vai se dar conta.

 

 

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Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí-SP

    ORGANIZAR É CONVIDAR O ESSENCIAL PARA ENTRAR. É através do nosso propósito que encontramos soluções e sentimento de realização.

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