Sintomas de Depressão Aumentaram Significativamente Durante A Pandemia

Segundo pesquisa realizada, uma em cada cinco pessoas parecia ter sintomas depressivos, em comparação com uma em cada dez antes da pandemia.

A pandemia COVID-19 trouxe muitos desafios, incluindo um rápido aumento de pessoas que sofrem de depressão . Algumas pessoas podem não ter experimentado problemas de saúde mental no passado e podem sentir-se inseguras sobre como lidar da melhor maneira. Outros que experimentaram depressão antes do bloqueio podem ter descoberto que seus sintomas depressivos foram exacerbados.

Sinais de depressão

Os sintomas comuns de depressão incluem:

  • um humor persistente de tristeza, ansiedade ou vazio
  • uma mudança no humor, irritabilidade ou inquietação
  • sentimentos de desesperança ou pessimismo
  • sentimentos de culpa, inutilidade ou impotência
  • dificuldade de concentração, lembrança ou tomada de decisões
  • uma perda de interesse ou prazer em hobbies e atividades
  • dificuldade em adormecer ou dormir, ou dormir muito
  • comendo muito ou pouco
  • fadiga ou falta de energia
  • sintomas físicos persistentes que não respondem ao tratamento, como dores de cabeça, distúrbios digestivos e dor crônica
  • pensamentos de morte ou suicídio, ou tentativas de suicídio

Se você descobrir que você ou um ente querido está apresentando algum desses sintomas, você ou eles podem estar sofrendo de depressão.

Causas da depressão durante a pandemia COVID-19

Existem muitos fatores causados ​​pela pandemia COVID-19 que podem agravar os problemas de saúde mental, incluindo a depressão.

Perda de emprego. Muitas pessoas relatam que perder o emprego resulta em sentir-se desvalorizado e à deriva. Você também pode estar de luto pela perda de estrutura que um trabalho acarreta, como um horário regular ou os aspectos sociais de um local de trabalho. Você também pode estar sentindo maior ansiedade em relação à procura de emprego.

Estresse financeiro. Se você, seu parceiro ou um membro da família perdeu o emprego e não tem certeza do impacto que isso terá no seu futuro, o dinheiro pode ser um grande estressor - especialmente se você não tiver certeza se o seu setor vai se recuperar o futuro.

Trabalhando em casa. Se seu local de trabalho mudou para um trabalho remoto, você pode sentir falta de colegas, dificuldade para se ajustar a uma nova programação ou sensação de deslocamento ao se ajustar às novas circunstâncias. Tudo isso pode causar estresse excessivo em todas as áreas de sua vida.

Isolamento social. Sentir-se sozinho é um grande contribuinte para a depressão. As medidas de bloqueio e distanciamento social criaram um desafio adicional ao tornar difícil ou às vezes impossível socializar-se pessoalmente com outras pessoas. Embora o telefone e o computador possam ajudá-lo a manter contato, ficar isolado e separado de entes queridos pode gerar sentimentos de tristeza e solidão.

Cuidando dos outros. Se você for pai ou mãe, seu papel pode ter mudado da noite para o dia, pois você tentou conciliar a escola em casa com as responsabilidades de cuidar dos filhos em tempo integral sem apoio adicional. Se você cuida de um ente querido, pode ter experimentado estresse adicional ao tentar apoiar alguém que é vulnerável e continua a precisar se isolar como proteção contra COVID-19.

Preocupação com a família ou entes queridos. Mesmo que não tenha dificuldades, você pode estar estressado com o futuro de sua família e entes queridos, inclusive quando poderá vê-los com segurança em seguida.

Preocupe-se com o futuro. Como será o mundo? Haverá bloqueios futuros? Quando uma vacina estará disponível? Perguntas não respondidas sobre o futuro podem deixá-lo inseguro, levando a sentimentos de ansiedade e depressão.

Lidando com a depressão durante a pandemia

É importante lembrar que, embora a depressão possa ser um desafio, há esperança para aqueles que lutam contra ela. Lembre-se de que a depressão é uma doença mental - e deve ser tratada como qualquer outra doença. Não há vergonha em procurar tratamento.

Encontrar ajuda profissional. Um bom lugar para começar é conversando com seu médico. Descreva os sintomas que você tem experimentado e há quanto tempo. Pode ser útil anotar tudo o que você deseja dizer a eles com antecedência.

Se você já foi diagnosticado com depressão, verifique se está fazendo o que foi recomendado. Durante a pandemia, você pode ter abandonado as rotinas que o ajudam a lidar com a situação. Se você não está fazendo coisas que sabe que têm um impacto positivo em sua saúde mental, volte ao hábito de fazer o que você sabia que funcionava. Se você estiver fazendo todas as coisas que deveria estar fazendo, marque uma consulta com seu médico ou terapeuta para discutir como controlar sua depressão por meio de suporte adicional, aconselhamento ou medicação, se essas opções forem apropriadas para você.

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Comentários

  1. Elis Salles

    Jundiaí-SP

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